DOZE DESEJOS DA SUA CASA PARA O ANO NOVO

Imagem do post

Ano Novo, Vida Nova e … quem sabe, casa nova?Quando o relógio dá as 12 badaladas no Ano Novo temos a tentação de fazer um balanço das nossas vidas, formular desejos e novas conquistas para o próximo ano. 12 desejos. 12 passas. E em sua casa, já pensou em otimizar os espaços da sua casa? O que pode ou não a sua casa estar a precisar? Está a pensar mudar de casa? Aqui estão 12 dicas que espero lhe possam servir de inspiração para otimizar os espaços na sua casa para o próximo ano, pontos que deve ter em conta na manutenção da sua casa, e até quem sabe, uma ajuda para trocar de casa.

 

1. ATREVA-SE

Pinte uma parede ou mobília com uma tonalidade intensa – azul forte, violeta ou vermelho. Saiba que as cores mais claras e neutrais são capazes de aumentar a nossa perceção de espaço, no entanto não deixe de usar algo forte em algum detalhe que considere pertinente. Pintar continua a ser um dos projetos de renovação mais simples e económicos, com a capacidade para alterar o aspeto exterior ou interior da sua casa num instante. Lembre-se que os padrões geométricos continuam a dominar a decoração. Integre-os nos seus espaços com elementos económicos como almofadas ou, se não quiser pintar, pode sempre usar papel de parede.

 

2. MELHORE A SUA ENTRADA

As primeiras impressões são tudo, portanto, se a sua casa for uma moradia cuide dos seus canteiros ou substitua a sua caixa de correio por outra mais recente. Se for um apartamento torne a sua entrada agradável, tenha atenção ao detalhe, por exemplo, com uma vela ou com a iluminação adequada pode causar uma excelente primeira impressão e sensação de conforto para si e para quem receber em sua casa.

 

3. ILUMINAÇÃO

A luz adequada em cada divisão é fundamental para criar o ambiente certo. Aproveite a luz natural ao máximo, o ser humano precisa da luz natural. Certifique-se que os espaços de leitura e refeição estão devidamente iluminados e use lâmpadas LED. O consumo reduzido, a durabilidade e o impacto ecológico tornam as lâmpadas LED a opção ideal para a tua casa.

 

4. ESPELHOS

A sua casa e você próprio podem gostar de usar mais espelhos do que poderia, inicialmente, imaginar. O espelho é um detalhe que traz requinte à sua casa e ajuda, em algumas divisões mais amplas, a implementar a ideia de continuidade. Não exagere e não os coloque em divisões onde permaneça muito tempo.

 

5. MANUTENÇÃO

É muito importante que mantenha a sua casa atualizada e procure mantê-la, evitando gastos maiores e desagradáveis mais tarde. Uma correta manutenção da sua casa vai também valorizá-la, e no momento de trocar de casa, todos os detalhes podem fazer a diferença. Verifique os estores da sua casa, se ainda não são elétricos, as fitas dos estores são um ponto que deve estar atento e mudar regularmente. E por falar em janelas, como estão as janelas, mudar a caixilharia pode valorizar muito a casa, ao mesmo tempo ganha um conforto energético extra. Sabia que irá precisar do certificado energético para vender ou até arrendar a sua casa? Saiba tudo aqui sobre o assunto.

 

6. MANTENHA OS SEUS ELETRODOMÉSTICOS

A sua máquina de lavar roupa, lava-loiça ou frigorífico, tendem a ser grandes investimentos. Pode protegê-los e prolongar a sua vida útil através de uma manutenção regular.

      • O frigorifico: Um dos maiores motivos pelos quais os frigoríficos se avariam é porque as portas não fecham convenientemente, o que leva o motor a trabalhar mais do que devia. As fitas magnéticas nas juntas, à volta das portas, desgastam-se ao fim de alguns anos, mas substituí-las e remagnetizá-las pode ser uma solução simples e muito eficaz para prolongar a vida do seu frigorífico.
      • A máquina de lavar roupa: Quantas vezes depois de lavar roupa encontrou algum tipo de objeto no bolso de algumas calças ou de alguma camisa? Despeje sempre os seus bolsos antes de encher a máquina de lavar a roupa, para evitar que o tambor fique enferrujado ou cortado. Para além disso troque o filtro frequentemente.
      • A máquina de secar roupa: Limpar o respiradouro da sua máquina de secar deve ser uma tarefa de rotina após cada utilização, que a sua carteira no futuro vai agradecer.
      • A máquina de lavar loiça: Uma vez por semana, execute um ciclo de lavagem de loiça, com mais nada para além de uma chávena de vinagre branco, para manter os odores à distância. Adicionalmente, limpe as vedações e o filtro de alimentos com frequência.

 

7. FAÇA UM UPDATE À COZINHA

Um upgrade aos seus eletrodomésticos pode melhorar o aspeto da sua cozinha sem o incómodo ou custo de uma renovação. O Aço inoxidável continua a ser uma aposta segura. Prefere dar um ar rústico à sua cozinha? Uma das formas mais simples e baratas é trocar o lava-loiças por uma versão de mármore ou aço inoxidável.

 

8. NA DECORAÇÃO DA SALA

Pormenores metálicos fazem a sala sobressair e as tonalidades da moda podem ser misturadas, portanto considere juntar bandejas de latão com puxadores em níquel. Tenha em atenção ao mobiliário da sala, o próximo ponto é pertinente e tem maior impacto na sala.

 

9. MÓVEIS MAIS PEQUENOS

A sua casa agradece móveis mais pequenos e funcionais, ganhe espaço percebendo o que mais usa em casa. Abdique daquele sofá enorme se nunca se senta nele, daquele móvel enorme que dá uma trabalheira a limpar o pó ou aquela mesa enorme onde nunca faz refeições. Perceba a relação certa de móveis com o número de pessoas que habita a casa. Aposte em móveis pequenos e que lhe podem trazer conforto. Móveis “baixos” ajudam na perceção de um espaço maior.

 

10. CANALIZAÇÕES

Tome atenção à canalização da sua casa. Os materiais usados atualmente são claramente diferentes, mas se a sua casa tem mais de 20 anos, deve considerar uma intervenção nesta área, para sua própria segurança.

 

11. GOSTA DA NATUREZA?

Escolha plantas locais. Experimente suculentas, são as plantas mais simples de manter. As plantas suculentas são aquelas que possuem raiz, o talo ou as folhas engrossadas para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais. Esta adaptação permite-lhes manter reservas de líquido durante períodos prolongados, e sobreviver em ambientes áridos e secos que para as outras plantas seriam inabitáveis. Vasos em materiais naturais como cimento ou madeira prolongam o sentimento orgânico.

 

12. SAIBA O QUE PRECISA TER EM CONTA SE ESTÁ A PENSAR MUDAR DE CASA

Se está a pensar mudar / trocar de casa e precisa de soluções, não deixe de pensar numa solução integrada que lhe permita a troca de casa de uma forma tranquila e segura. Procure um profissional e perceba tudo o que pode estar em causa na troca da sua casa, antecipe tudo o que o pode prejudicar. Entenda qual ou quais os motivos que o levam a pensar nisso. Mais ou menos espaço? Mais ou menos uma divisão? Mais ou menos quintal? Uma melhor localização? Que orçamento tem para dar este passo? Estas são questões que deve ter em conta. Passo a passo comece por:

    1. Pedir um estudo de mercado grátis e sem compromisso. Perceba qual a rentabilidade que vai ter com a venda da sua casa. É o primeiro passo para perceber qual será o seu orçamento para a nova casa.
    2. Saiba quais os documentos que vai precisar para vender a sua casa; Não se preocupe se não tem os documentos todos neste momento.
    3. Peça ajuda e planeie a melhor estratégia para atrair o seu comprador, o comprador certo.
    4. Fique por dentro do atual estado do mercado imobiliário com base em dois grandes pilares de análise:
      • A oferta existente permitindo assim antecipar o movimento natural do seu comprador;
      • Quais os valores vendidos praticados na sua zona de residência.
    5. Entenda o que deve ter em conta na compra da sua nova casa, o que realmente importa, e especialmente se vai precisar de financiamento bancário.
    6. Saiba os valores de referência da zona onde pretende adquirir a sua nova casa.