Trocou de casa? Atualize a morada através da Chave Móvel Digital

Imagem do post

A Chave Móvel Digital (CMD) dá acesso a serviços online prestados por entidades públicas e privadas e permite assinar, digitalmente, documentos. Alguns locais onde pode usar a CMD:

  • Instituto dos Registos e Notariado, I.P.
  • Segurança Social
  • ADSE
  • Autoridade Tributária e Aduaneira
  • Portal SNS
  • IMT
  • Registo Criminal Online
  • EDP Comercial
  • ePortugal

A CMD é um sistema de certificação eletrónica da identidade de um cidadão. Com este meio de autenticação, reconhecido por lei, o cidadão pode realizar um conjunto alargado de serviços online fornecidos por entidades públicas e privadas com toda a comodidade, simplicidade e segurança, facilitando o seu dia a dia. Para além disso, também pode assinar documentos eletrónicos. Qualquer cidadão pode ter acesso à CMD, incluindo se for menor de idade.

A forma de funcionamento consiste em associar um número de telemóvel e um endereço de e-mail (opcional), ao número do Cartão de Cidadão, no caso de um cidadão português, ou ao número do passaporte, no caso de se tratar de um cidadão estrangeiro.

É feita uma autenticação através de um número de telemóvel ou um endereço de e-mail (opcional), é escolhida uma palavra-chave pelo cidadão (PIN), e é gerado um código de segurança numérico de seis dígitos para cada utilização, que é enviado por SMS ou por e-mail.


Para obter a Chave Móvel Digital

1º Passo: Aceder ao site do governo para autenticação aqui: autenticação.gov.pt


2º Passo: Pode obter e ativar a chave móvel digital de três formas diferentes:


3º Passo (por exemplo: ativar através de acesso ao Portal das Finanças):

Vai redirecionado para o portal das finanças onde deve colocar o seu NIF e senha de acesso ao portal. De seguida clicar em “autorizo”


4º Passo: Leia a informação sobre o registo da chave móvel digital e de seguida clique em “seguinte”.


5º Passo: Associe os seus contactos à chave móvel digital. De seguida clique em “seguinte”.

6º Passo: Valide o código de segurança recebido no seu telemóvel.


Uma das funcionalidades mais interessantes da chave móvel digital, quando troca de casa, é o facto de ser possível alterar a morada online, sem ter de se deslocar para qualquer serviço público e enfrentar filas enormes.


Outra funcionalidade que lhe poderá ser muito útil é a assinatura digital.


Se está a pensar vender ou trocar de casa, solicite uma análise comparativa de mercado gratuita e sem compromisso. Fique por dentro do atual estado do mercado imobiliário com base em dois grandes pilares de análise:1 – A oferta existente permitindo assim antecipar o movimento natural do seu comprador;

2 – Quais os valores vendidos praticados na sua zona de residência.

Enquanto profissional da mediação dou maior privilégio à segurança da operação. Gosto de dormir descansado, por isso antecipo tudo o que o pode prejudicar no processo de compra / venda do seu imóvel.