Tudo sobre a Permuta de Imóveis

Imagem do post
Não sendo uma situação muito usual, fique a saber em que consiste a permuta de imóveis, e qual a principal vantagem quando consegue realizar uma permuta técnica de imóveis.

Em que consiste?

Uma permuta consiste numa troca de casas entre dois proprietários.
Se cada proprietário tem um imóvel que interessa ao outro, é efetuada a troca acertando-se as diferenças de valor entre os imóveis.
A permuta concretiza-se num contrato assinado por ambas as partes, no qual ambos assumem, simultaneamente, a posição de vendedor e comprador.

 

Fluidez do processo

Não sendo uma situação fácil de conciliar, pode ser um processo rápido após se identificar os imóveis, será certamente lento e difícil que dois proprietários gostem e queiram trocar o imóvel um com o outro. Achar esse “match” pode-se tornar uma tarefa lenta e muito difícil. Pode tornar-se também um pouco mais lento caso existam hipotecas e entidades financeiras envolvidas. O Banco pode, por exemplo, entender rever o spread que está associado ao crédito habitação.

Por outro lado, existe um claro conflito de interesses entre as partes, com tendência natural a valorizar mais o seu imóvel, o que pode influenciar a negociação.

Por esse motivo aconselho a que se apoie também nesta situação num Profissional da mediação imobiliária. O seu Consultor Imobiliário irá ajudá-lo a concretizar o seu objetivo.

 

Vantagem da Permuta de Imóveis

A principal vantagem numa permuta de imóveis, é a redução de impostos a pagar ao Estado, os benefícios fiscais traduzem-se normalmente numa poupança significativa no IMT (Imposto Municipal sobre Transações Onerosas de Imóveis).
Por exemplo, se os imóveis forem transacionados (“trocados”) pelo mesmo valor nenhum dos intervenientes pagam IMT.
Caso tal não aconteça, será cobrado IMT ao comprador que estiver a comprar o imóvel de maior valor, ficando por norma o comprador do imóvel mais barato, isento desse pagamento.

Dando um exemplo:
Se o imóvel A (avaliado em 150 mil euros) for trocado pelo imóvel B (avaliado em 120 mil euros), o proprietário do imóvel B ficará encarregue do pagamento do IMT sobre os 30 mil euros que constituem a diferença entre ambos.

Se está a pensar trocar de casa, contacte-me, deixe-me ajudá-lo e antecipe tudo o que o pode prejudicar em todo o processo.

 

Consulte outros artigos relacionados que podem ajudá-lo:

 


Siga-me nas várias plataformas digitais e agora também no meu Novo Canal do Youtube:

Vem descobrir os vários canais onde estou e os conteúdos que tenho disponíveis:

 


Se está a pensar vender ou trocar de casa, solicite uma análise comparativa de mercado gratuita e sem compromisso. Fique por dentro do atual estado do mercado imobiliário com base em dois grandes pilares de análise:

1 – A oferta existente permitindo assim antecipar o movimento natural do seu comprador;

2 – Quais os valores vendidos praticados na sua zona de residência.

Enquanto profissional da mediação dou maior privilégio à segurança da operação. Gosto de dormir descansado, por isso antecipo tudo o que o pode prejudicar no processo de compra / venda do seu imóvel.

Open chat